Blog \ Atenção! Chocolate para cães pode levar à morte

Voltar ao blog

Atenção! Chocolate para cães pode levar à morte

Com a chegada da Páscoa o que não pode faltar é o chocolate, seja ele ao leite, amargo ou o branco. O doce é irresistível, tanto aos humanos quanto aos pets. Porém, apesar de parecer inofensivo, a veterinária Juliana Sonoda, de Itapetininga (SP), explica que o chocolate possui uma substância que pode intoxicar os cães e levá-los à morte.

Segundo a veterinária, o primeiro sinal de intoxicação por causa do chocolate é o vômito. Porém, cada animal reage de uma maneira. (Confira os sintomas abaixo).

“Tudo depende da quantidade de chocolate que o animal consumir. Mas ele pode apenas vomitar, como ter uma úlcera ou nos casos mais graves até morrer. O importante é não dar chocolate a eles”, afirma.

Ainda segundo Juliana, quanto maior for a concentração de cacau no chocolate, mais tóxico ele será aos animais. Ou seja, o chocolate amargo é mais perigoso aos pets, mas isso não significa que o branco não irá intoxicar o bichinho. 

“Para evitar esses casos de intoxicação por causa da teobromina foi desenvolvido um chocolate para cães. Ele é muito parecido com o chocolate que consumimos, porém não tem essa substância prejudicial a eles”, conta.

 

Principais sintomas de uma intoxicação por teobromina

Excitação

Aumento da pressão

Arritmias cardíacas

Tremores

Vômitos

Diarreias

Incontinência urinária

Aumento da temperatura corpórea

Convulsões que podem levar a morte

 

(fonte: g1)